O curso Como Fazer Uma Análise de Conjuntura reuniu, na última quinta-feira (24), dirigentes sindicais bancários de diferentes regiões do Brasil. A atividade online faz parte do programa de formação sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
O evento teve a coordenação da economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Regina Camargos. A aula teve como objetivo aprimorar a habilidade analítica e de compreensão do contexto político, econômico e social dos participantes.
A principal atividade foi o desenvolvimento de uma análise do processo de reforma tributária, proposta do governo federal, atualmente em debate no Congresso Nacional. Para isso, foram levadas em conta as grandes questões envolvidas no tema, os atores sociais a ele relacionados, os acontecimentos relevantes que influenciam o seu debate e em qual o cenário econômico, social e político ele se dá.
Os participantes também trabalharam com tópicos como identificação de tendências, interpretação de dados econômicos e políticos, além de instrumentos para a compreensão dos fatores que moldam o ambiente no qual as atividades sindicais estão inseridas.
Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “a participação diversificada é sempre um ponto forte desse curso, com dirigentes sindicais bancários representando as federações do Nordeste, Centro-Norte e Paraná. Esse alcance geográfico contribuiu para uma troca rica de perspectivas e experiências”.