(Curutiba) O Sindicato dos Bancários de Curitiba realizou esta manhã, 12 de dezembro, atividade na Central de Atendimento do Banco do Brasil de São José dos Pinhais. A mobilização, com distribuição do jornal Folha Bancária Especial BB e carro de som, denunciou novamente a prática anti-sindical, as arbitrariedades na administração da Central e o não cumprimento do acordo em relação a gratificação de função.
No dia 23 de novembro, mais de 1,2 mil bancários e terceiros paralisaram as atividades na Central. A manifestação teve o mesmo objetivo da realizada nesta manhã. Durante a campanha salarial, a bancária Ana Smolka, diretora do Sindicato, foi descomissionada e sofreu uma drástica perda salarial. A atitude dos gestores da Central é prática anti-sindical e assédio moral.
As negociações com o BB estão sendo realizadas. A expectativa do movimento sindical é que a questão da gratificação de função seja solucionada. Em negociação anterior, o banco havia se comprometido que a regra gratificação de função não inferior a 55% do valor do vencimento padrão E1 + gratificação semestral E1 + anuênio) valeria para todos, independente da jornada de 6 ou 8 horas, o que não foi cumprido.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Curitiba