A Executiva do Comando Nacional dos Bancários da Nossa Caixa esteve reunida na tarde desta quarta-feira, dia 16, para definir um calendário de luta dos bancários, conforme deliberado pela categoria durante o Encontro Nacional dos Funcionários da Nossa Caixa, realizada no dia 12 de julho, em São Paulo. A Executiva é formada por membros das entidades representativas dos bancários (FETEC/CUT-SP, Feeb SP/MS, Corep, Afaceesp, Usceesp e Age).
De acordo com a diretora da FETEC/CUT-SP, Adriana Pizarro Carnelós, no dia 23 de julho haverá uma reunião da Executiva com o secretário da Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, para tratar de diversos assuntos do interesse dos trabalhadores .
“Uma das pautas da reunião será a questão dos aposentados da Nossa Caixa. Também vamos cobrar um posicionamento sobre a manutenção da marca e da rede de agências, bem como a ampliação dos postos de atendimento no estado, haja vista que ainda encontramos cidades que não dispõe de atendimento bancário”, comenta. Adriana ainda completa “a suspensão do concurso externo e das avaliações internas dos funcionários são outros dois pontos que precisamos discutir com o governo devido a forte pressão e incerteza que tem causado aos trabalhadores”.
Nesse mesmo dia (23), os funcionários da Nossa Caixa estarão sendo convocados a vestirem alguma peça de roupa vermelha. “A participação de todos é essencial para mostrar união e apoio dos bancários na luta pela manutenção de empregos e direitos”, diz.
Na reunião também foi produzido o conteúdo do abaixo-assinado que terá o período de 22 de julho a 20 de agosto para coletar assinaturas por todo o estado de São Paulo. Nessa atividade em específico é fundamental a participação efetiva de todos, pois a coleta de assinatura e o momento ideal para dialogar com a sociedade.
“Os bancários podem dialogar com os clientes do banco, com os colegas nos ambientes de trabalho, com amigos e familiares explicando a importância de manter o caráter público do banco enquanto fomentador de desenvolvimento e inclusão social no estado. Já os sindicatos devem se utilizar dos e spaços públicos para dar legitimidade à mobilização e as reivindicações dos bancários”, esclarece Adriana.
O documento será entregue à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no dia 28 de agosto, data em que se comemora o Dia do Bancários. Concomitante à entrega do abaixo-assinado será realizado o Dia Nacional de Luta. Os detalhes da atividade ainda serão definidos.
Está sendo elaborada também a Moção de Apoio que deverá ser enviada a todas as Câmaras Municipais de Vereadores do estado e para os candidatos a prefeito de todos os municípios paulistas, a partir da primeira semana de agosto, devido o recesso de julho, devendo contar com a participação efeti va dos funcionários do Banco Nossa Caixa.
“Vale ressaltar que este é um calendário inicial, pois como o processo de negociação entre os bancos está muito ágil pode haver a necessidade de realizarmos outras atividades”, finaliza a diretora da FETEC/CUT-SP.
Confira as datas e atividades do calendário inicial:
23 de julho
Reunião com o secretário da Fazenda de SP e Dia do Vermelho
22 de julho a 20 de agosto
Coleta de Assinaturas
A partir da 1ª semana de agosto
Entrega da Moção de Apoio nas Câmaras de Vereadores e candidatos a Prefeito.
28 de agosto
Entrega das assinaturas na ALESP e Dia Nacional de Luta