Cerca de dez ladrões assaltaram na segunda-feira, dia 4, um carro-forte com milhões de euros na localidade de Aubagne, no sudeste da França, e conseguiram levar 4 milhões de euros.
Clique aqui para ver o vídeo da BBC.
Para ter acesso à carga que era transportada pelo veículo blindado, a quadrilha usou explosivos.
Segundo as autoridades, o roubo foi profissional e bem organizado, já que não deixou vítimas nem feridos.
Na tentativa de prender os ladrões, a polícia acionou um dispositivo de alerta nas proximidades de Marselha.
“Um grupo de dez homens ao volante de vários veículos investiu contra um carro-forte por trás e roubou vários milhões de euros”, disse à imprensa o promotor de Marselha, Jacques Dallest.
Relatos dão conta de que, primeiro, os ladrões jogaram uma bomba contra a porta traseira do carro-forte. Depois, o veículo foi destruído com explosivos. Testemunhas que viram o assalto, ocorrido por volta das 9h45 (6h45 de Brasília), quando o caminhão seguia para um banco, disseram que assaltantes e seguranças da transportadora trocaram tiros.
Após o assalto, que durou cerca de cinco minutos, os ladrões fugiram em vários carros, posteriormente incendiados para que não deixassem pistas.
Segundo um diretor da empresa Sazias, proprietária do furgão, a carga do veículo estava assegurada em 8 milhões de euros. Porém, os assaltantes levaram no máximo de 4 milhões, já que só conseguiram explodir duas das quatro caixas-fortes do blindado.