O Ministério Público (MP) do Distrito Federal instaurou na terça-feira (20) inquérito civil para apurar a prática do Itaú Unibanco de cobrar taxa de abertura de crédito, conhecida como TAC, ou taxa de cadastro, na concessão dos empréstimos – uma prática ilegal.
O promotor Guilherme Fernandes Neto enviou ofícios ao Procon-DF, ao Banco Central e à Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, para que remetam ao MP cópias das reclamações de consumidores contra os bancos relacionadas à cobrança dessa taxa nos últimos cinco anos.
O Itaú informou que ainda não foi notificado sobre o inquérito instaurado, mas esclareceu que, desde 2008, não cobra a TAC dos clientes.
Bancários podem parar na terça
O Comando Nacional dos Bancários vai recomendar aos sindicatos de todo o país que rejeitem a proposta de reajuste de 7,8% apresentada ontem pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deflagrem greve a partir da terça-feira que vem.
A categoria quer aumento de 12,8% (inflação do período mais ganho real de 5%) e valor de R$ 545 para benefícios como vale-refeição, cesta alimentação e auxílio-creche/babá.
Na sexta-feira, haverá nova rodada de negociação. Na segunda-feira, a categoria realiza assembleia para definir os rumos do movimento. Em 2010, os bancários fizeram greve de 15 dias.