Mobilização atinge os bancários de Diadema

(Santo André) O Sindicato dos Bancários do Grande ABC organizou nesta sexta nova atividade da campanha salarial 2007, desta vez reunindo a categoria em Diadema. Um dia após a Fenaban ter se recusado a apresentar qualquer contraproposta às reivindicações econômicas, os bancários participaram de assembléia na Praça Castelo Branco, região central da cidade, e demonstraram disposição para continuar a luta. A manifestação atingiu bancos do corredor localizado na avenida Antônio Piranga e adjacências, mas não houve atraso na abertura das agências.

“Os bancários devem se manter informados e nos procurar a qualquer momento”, afirmou o diretor sindical Wagner Arruda. Desde o início das negociações com a Fenaban o Sindicato promove manifestações e assembléias de rua nas cidades do Grande ABC para esclarecer a categoria. Além de Diadema, elas já ocorreram em São Bernardo, Ribeirão Pires e São Caetano. Para avaliar os desdobramentos dessa campanha, uma assembléia acontece nesta terça às 18h em Santo André. Os bancários vão definir um calendário de mobilizações que deverá incluir, de forma crescente, novas assembléias de rua, paralisações e até mesmo a organização de greve.

No dia seguinte, um ônibus leva os trabalhadores do Grande ABC para uma grande passeata pelo Centro Velho de São Paulo, com saída da sede do Sindicato às 17h. Após a caminhada haverá show com o cantor Gabriel, o Pensador na Quadra dos Bancários. Os itens econômicos reivindicados pela categoria nacionalmente são o repasse de 10,3% aos salários, o que corresponde à inflação mais 5,5% de aumento real; pagamento de dois salários mais valor adicional de R$ 3.500 a título de PLR e distribuição de 5% da receita com prestação de serviços de forma igualitária entre todos os bancários.

Recorde
O Sindicato dos Bancários do ABC comemora neste sábado o fim de sua campanha de sindicalização 2007 e a obtenção de recorde na adesão da categoria: 80% já são agora associados à entidade. A média nacional de sindicalização não ultrapassa os 20%. De acordo com a presidenta da entidade, Maria Rita Serrano, o índice é o mais alto dos últimos 13 anos, quando a entidade passou a ser filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Sua importância é reconhecida também dentro da estrutura sindical e nacionalmente, já que, a partir deste ano, passou a ter representante junto à mesa de negociação com a Fenaban, a federação dos bancos.

A comemoração, um almoço com os sócios, será realizada no Clube dos Metalúrgicos a partir das 12h (Caminho 618, estrada de Ribeirão Pires, Riacho Grande).

Fonte: Seeb ABC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram