Bruno Peres
Valor Econômico
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou na manhã desta quarta-feira (2) que a Polícia Federal participa de uma investigação de âmbito internacional a respeito de uma fraude que envolveu centenas de milhares de boletos bancários falsos e computadores infectados por vírus, principalmente no Brasil, conforme revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
“A Polícia Federal está tomando todas as medidas necessárias para a investigação dos fatos”, limitou-se a afirmar o ministro, alegando sigilo das apurações. Segundo ele, a Polícia Federal vai se manifestar oportunamente.
De acordo com o jornal, a “gangue do boleto” opera a partir dos Estados Unidos por meio da internet e se conecta aos computadores de consumidores por um vírus. Uma vez infectados, os computadores são monitorados à distância. Toda vez que um código de boleto é digitado ou identificado, a quadrilha intercepta o pagamento e o desvia para suas contas.
A afirmação do ministro foi feita em entrevista após evento no Ministério da Justiça com a presença de representantes do setor financeiro para lançamento da Estratégia Nacional de Não Judicialização (Enajud). Presente ao evento, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, evitou comentar o caso.