Metalúrgicos suspendem produção e acenam com greve por tempo indeterminado

Oito horas de negociação que se estenderam até a madrugada desta sexta-feira, 5/09, e não foram suficientes para estabelecer um acordo entre as bancadas dos trabalhadores e das montadoras, respectivamente, Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) e a Sinfavea (Sindicato Nacional das Indústrias de Veículos Automotores – Montadoras). Com o impasse, os metalúrgicos de São Bernardo decidiram suspender a produção no fim de semana. As reivindicações da categoria são o aumento real, de valorização no piso da categoria e de criação do fundo de formação cidadã. Uma nova reunião está marcada para hoje, a partir das 14h, na sede da entidade patronal.

Na última negociação, ocorrida na terça, dia 2, as montadoras propuseram 1,25% de aumento real, que foi reprovado pela Federação. “Os avanços são ainda tímidos. Esperamos que hoje possamos construir uma proposta que possa ser apresentada nas nossas assembléias”, frisa Valmir Marques (Biro Biro) presidente da FEM-CUT/SP.

Enquanto permanece o impasse, as mobilizações dos metalúrgicos continuam em todo o Estado. No ABC, os trabalhadores da Mercedes Benz fizeram paralisação de uma hora na fábrica nesta quarta (3) e na quinta os protestos aconteceram nas unidades da Volks, Ford e Scania. Oito mil metalúrgicos paralisaram em até duas horas as produções nas três unidades, instaladas em São Bernardo, em protesto ao índice de 1,25% de aumento (além da inflação) oferecido pelas montadoras. Já na Mercedes, três mil trabalhadores dos turnos da tarde mantiveram a paralisação durante toda quinta-feira.

Assembléias

As assembléias realizadas na quinta (4) seguiram o que foi aprovado na Mercedes-Benz na quarta-feira e decidiram suspender a produção adicional (hora extra) de sábado e domingo, ou seja: ninguém trabalhará nas montadoras de São Bernardo neste fim de semana.

No sábado, a partir das 10h, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo), tem assembléia da categoria para analisar a proposta que deve sair hoje da rodada de negociação com o Sinfavea (Sindicato das Indústrias de Veículos Automotores). A reunião acontece a partir das 14h, na sede do sindicato patronal, em São Paulo.

Já em Taubaté, aconteceram protestos nas fábricas da Volks e Ford e os trabalhadores aprovaram em assembléia paralisações a partir da próxima segunda-feira, dia 8.

Metalúrgicos na Ford ABC: prontos para a greve

Os trabalhadores na Ford, em São Bernardo do Campo, participaram da assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na quinta (4) e decidiram por unanimidade que se a proposta patronal não for aprovada na assembléia geral que acontece no próximo sábado, os trabalhadores entram em greve a partir de segunda-feira, dia 8.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram