O banco Mercantil do Brasil anunciou o fechamento de mais cinco agências no país, sendo que a unidade de Cariacica, no Espírito Santo, está entre elas. A desativação dessa agência, que tem hoje sete funcionários e dois estagiários, está prevista para o dia 23 de novembro. As demais agências que serão fechadas são Taiobeiras, em Minas Gerais; SIA, no Distrito Federal; Formosa, em Goiás e Filial Recife, em Pernambuco.
O fechamento de agências, sob o argumento de que são deficitárias, representa o descumprimento de um acordo firmado pela direção do BMB logo após a demissão de 20 funcionários e desativação de unidades no Rio de Janeiro, no início deste ano. “Essa medida é um desrespeito aos funcionários”, disse a diretora da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo Andréia Alves Queiroz.
Demissões
A extinção de uma agência do BMB no Espírito Santo já começou a provocar demissões. Cinco bancários perderam o emprego na semana passada, sendo três de Vila Velha, um de Vitória e um de Cariacica. Duas dessas pessoas trabalhavam no banco há 18 anos e uma há 10. Os outros dois demitidos tinham menos tempo de banco.
A Comissão de Empresa do Mercantil já entrou em contato com a CONTRAF-CUT para tentar negociar com a direção do Mercantil a manutenção dos empregos e possibilidade de transferência de trabalhadores para praças próximas às agências extintas.