O ex-dirigente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região e atual diretor da CUT-SC, Luciano Osório, foi demitido arbitrariamente pelo Mercantil do Brasil, numa prática ilegal, pois como representante da classe trabalhadora possui estabilidade no emprego.
As centrais sindicais foram reconhecidas no Brasil, através da lei nº 11.648, de 31 de março de 2008, durante o governo Lula, com a alteração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Luciano participou da greve nacional dos bancários e sua demissão é uma clara retaliação e perseguição política por parte da empresa.
Esse ato do Mercantil do Brasil se reveste de um forte ataque à organização sindical dos trabalhadores, amparada pela Constituição Federal e pelas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ao perseguir Luciano também ataca os sindicatos e a Central da qual faz parte.
O companheiro têm o apoio irrestrito da Contraf-CUT e da CUT-SC, que esperam do Mercantil do Brasil uma postura digna e a reversão imediata dessa prática antissindical.