Os bancários das agências do Banco Mercantil do Brasil de Vila Velha e do Centro de Vitória foram surpreendidos nesta segunda-feira, 21, com a notícia do fechamento das duas unidades. De imediato, cinco pessoas foram demitidas nesta segunda-feira, sendo duas em Vila Velha e três em Vitória, segundo dados extra-oficiais.
De acordo com informações repassadas aos bancários em reuniões realizadas hoje, o fechamento vai acontecer no final de agosto. Com essa decisão, o Mercantil ficará com apenas duas agências no Estado: as unidades da Praia do Canto e de Linhares. O Sindicato dos Bancários/ES vai adotar as providências jurídicas e políticas para tentar reverter o fechamento das agências e as demissões.
A política de enxugamento do Banco Mercantil do Brasil está fazendo vítimas em vários estados brasileiros. De janeiro a junho deste ano, o Mercantil demitiu 62 pessoas em Belo Horizonte (MG), onde fica a sede do banco mineiro. Entre os demitidos estavam pessoas com graves problemas de saúde em decorrência da atividade bancária.
As demissões contrastam com os resultados obtidos pelo banco. O Mercantil teve um aumento de 86% em seu lucro, com R$ 36,723 milhões de ganho em 2007.