A campanha de promoção da diversidade da Febraban deverá ser lançada oficialmente na primeira quinzena de março. A data foi definida no último dia 19, em reunião do Grupo de Trabalho de Apoio Técnico ao Programa de Diversidade no Setor Bancário da Febraban.
O primeiro passo da campanha será a aplicação do questionário do Mapa da Diversidade, pesquisa que pretende mostrar com a maior precisão possível a real situação do setor bancário no que diz respeito a igualdade de gênero e raça, entre outras questões. “Trata-se de uma importante conquista da categoria. Na verdade, o mapa é basicamente a auditoria da diversidade, que o movimento sindical bancário reivindica há anos”, avalia Arlene Montanari, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT. “Com base nesses dados, teremos mais clareza ao propor ações que ajudem a corrigir essa situação”, sustenta.
O Mapa será aplicado pela Febraban, em parceria com o CEERT. “É muito importante que os sindicalistas de todo o país dêem a esse trabalho a importância que ele tem e ajudem a fiscalizar a coleta de dados e incentivar os trabalhadores a responderem correta e honestamente ao questionário”, avalia Arlene.