Segue mantida a liminar concedida na pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região que suspende as demissões sem justa causa feitas pelo Santander na base territorial do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região no mês de dezembro.
A liminar, requerida pelo Sindicato, foi deferida pela desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, durante a primeira audiência de conciliação, na última quinta-feira (6). Caso a direção do Santander desobedeça, terá de pagar multa diária de R$ 100 mil.
Para a magistrada, o banco espanhol deveria respeitar os trabalhadores brasileiros assim como respeitam os da Espanha, país de origem da empresa. Os trabalhadores brasileiros não podem ser tratados como se fossem de segunda categoria.
Reunião de conciliação
Foi realizada nesta quarta-feira (12) uma reunião entre representantes do Sindicato e do Santander com a intermediação do Núcleo de Solução de Conflitos do TRT-SP. Um novo encontro está agendado para sexta-feira (14), às 13h.
Por conta do início desse processo de negociação, a terceira audiência de conciliação, que ocorreria às 15h desta quarta, foi adiada para a próxima terça-feira (18), às 13h45.