(Salvador) Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, milhares de pessoas ocuparam ontem as ruas do Centro de Salvador. Representantes dos movimentos sociais, de entidades sindicais, trabalhadores de diversas categorias e estudantes saíram em passeata pela Avenida Sete de Setembro com cartazes e faixas exigindo maior participação da mulher no mercado de trabalho, o fim da violência e do preconceito. Também houve protestos contra a visita do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil e sua política externa, caracterizada pelo uso de bilhões de dólares para financiar guerras, como as invasões ao Afeganistão e ao Iraque.
Diretores e diretoras da Federação e do Sindicato dos Bancários da Bahia participaram da manifestação, que foi acompanhada por um trio-elétrico comandado pela Banda Didá. A passeata contou também com a participação de diversas entidades, que possuem uma história marcada pela luta contra a desigualdade, como a CUT Bahia e sindicatos filiados, GGB, IAPAZ, MSTS, UBM, Centro Islâmico da Bahia, entidades estudantis como Abes, Unegro e Cebrapaz; e de parlamentares que mantêm luta constante contra o preconceito e a discriminação na sociedade como o deputado estadual Álvaro Gomes, a deputada federal Alice Portugal e os vereadores Everaldo Augusto e Olívia Santana, todos do PCdoB.
Vitória da Conquista e Jequié
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista comemorou o Dia Internacional da Mulher ontem com o tradicional Chá Cultural. Este ano o tema foi “A Exploração da Imagem da Mulher na Mídia: da estereotipação à violência subliminar”, ministrado pela Diretora da União de Mulheres e bancária aposentada, Lídia Rodrigues. O Chá aconteceu no Auditório Vermelho do Sindicato, com grande participação de bancárias e demais convidados. Após a palestra aconteceu um coquetel e show de Consuelo Ferraz.
Já em Jequié, o Sindicato dos Bancários realizou uma mesa-redonda com o tema proposto pela Contraf-CUT: “Mulheres da CUT – na luta pela conquista dos direitos”, no auditório da entidade, a partir das 19h. Na oportunidade, foram discutidos os temas: Salário igual para trabalho de igual valor; Contra a violência à mulher e Participação e poder.
Feira de Santana
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana fez a queima simbólica de Bush em praça publica, protestando pela presença do presidente norte-americano no Brasil. A manifestação foi muito bem aceita pela população que parava para ouvir as falações dos manifestantes.
Fonte: Seebs BA, Conquista, Jequié e Feira de Santana