No Dia Nacional de Luta dos Bancários deste ano, o Sindicato dos Bancários da Bahia (Seeb Bahia) promoveu várias manifestações em Salvador. Os protestos contra a intransigência dos banqueiros tomaram conta da região da Pituba. Onze agencias tiveram suas atividades paralisadas até o meio dia de ontem (25).
Os diretores do Sindicato marcaram presença nas agências do Santander, HSBC, Itaú, Bradesco, Real, Caixa, Banco do Brasil, Banco de Boston e Unibanco. Já foram feitas manifestações em cerca de cem agências no decorrer da Campanha Salarial 2008, com participação de teatro e distribuição de medalhas de ouro (chocolate) para os bancários, em alusão às Olimpíadas.
O intuito da parada é alertar a categoria sobre a lentidão das negociações por conta dos banqueiros, que não fecharam sequer uma cláusula e ainda ofereceram um reajuste irrisório, se comparado aos lucros bilionários. O Comando Nacional reafirma que as propostas apresentadas pelos banqueiros precisam atender as demandas da categoria. Entre elas, um aumento real de salário e a elevação do piso para o nível do Dieese, atualmente no valor de R$ 2.074,00.