Adriana Nalesso recomenda cuidados para evitar contaminação pelo HIV
Com um ato no Largo dos Bancários, nesta segunda-feira (3), o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro lembrou o Dia Mundial de Combate à Aids, ocorrido no último sábado (1º). Houve farta distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre a doença. A Cia. Emergência Teatral participou do ato, com esquete bem humorada sobre prevenção e tratamento da Aids.
O diretor do Sindicato, Gilberto Leal, informou que atualmente há 530 mil brasileiros portadores de HIV, 135 mil desses desconhecem sua própria situação. Cerca de 30% dos pacientes buscam atendimento tardio. “Daí a importância de fazer o exame, que é seguro e sigiloso, além de acessível, na rede pública”, disse.
Cuidados
A vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso, recomendou o uso de preservativos durante as relações sexuais e outros cuidados como o manuseio de seringas descartáveis e a utilização de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, testar previamente sangue e hemoderivados.
“Além disso, recomenda-se que as mães infectadas com o HIV usem antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão aos seus filhos”, afirmou.
Preconceito
O combate ao preconceito contra o portador do HIV foi uma iniciativa defendida durante a manifestação. A diretora do Sindicato, Jô Araújo, disse que é preciso combater a falta de conhecimento, os mitos e medos que permeiam o problema da contaminação pelo HIV.
“É importante saber que a Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhamento de talheres, utilização do mesmo banheiro. Também não é transmitido pela tosse ou espirro, nem pela piscina, praia, tampouco pelo aperto de mão”, explicou.