(Juiz de Fora) No último 4, o Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora realizou uma manifestação em frente às agências do Bradesco e do Unibanco, do Calçadão da Halfeld, contra a falta de segurança a clientes, usuários e funcionários promovida pelos banqueiros. Essas agências foram escolhidas por não ter porta giratória.
Três dias depois, um jornal local da cidade, com tiragem diária, realizou uma pesquisa on line com a pergunta “Você concorda com a manifestação dos bancários, que reivindicam mais segurança nas agências?”.
O resultado mostrou que 84,9% das pessoas consultadas apóiam o movimento. Isso mostra como a população teme a insegurança nas agências e espera soluções para que a violência diminua. Diariamente, centenas de vidas são colocadas em risco, sobretudo nas áreas de auto-atendimento. Já não é novidade a nossa afirmação sobre os banqueiros que só querem proteger o patrimônio, e não funcionários, clientes e usuários.
No dia 6 de maio deste ano, uma bomba explodiu no interior da agência do Unibanco, do Calçadão da Halfeld, causando pânico entre clientes e funcionários. O artefato teria sido colocado na lateral da mesa de um gerente, localizada no fundo da agência. Duas pessoas ficaram feridas e o local foi cercado pela Polícia Militar.
A segurança bancária agora será tratada com mais atenção pela Fenaban, nas mesas temáticas, com foi deliberado na última negociação. Novas manifestações devem ser realizadas para pressionar os bancos.
Fonte: Seeb Juiz de Fora