Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vásquez anunciaram nesta terça-feira, dia 18, a reabertura do escritório do Banco do Brasil e a criaçaõ de um escritório do BNDES em Montevideo. O encontro presidencial bilateral acontece após o encerramento da Cumbre dos Presidentes do Mercosul, ocorrida no Uruguai.
Os dois presidentes se reunirão no edifício World Trade Center, local onde funcionará o Escritório do BB, com as representações da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), da CUT Brasil, da central sindical uruguaia PIT-CNT, da Contraf-CUT e da AEBU, bancários do Uruguai.
“Este encontro dos presidentes dos dois países com a representação dos trabalhadores é histórico. Este ato é fruto da luta dos bancários dos dois países, que vêm a quatro anos lutando para garantir a reabertura do banco no país, fechado pelo governo de FHC”, avalia Ricardo Jacques, Secretario de Relações Internacionais e representante da Contraf-CUT na reunião com os presidentes.
“A reabertura do escritório do Banco do Brasil pelos presidentes Lula e Tabaré é um ato-símbolo da disposição entre os dois países de aprofundar a integração do Mercosul, possibilitando que o BB seja um agente financiador para o desenvolvimento na região”, declarou Messias Melo, dirigente da CUT Brasil responsável pelos temas Mercosul.
Fonte: Contraf-CUT