Blog do Nassif
Coluna Econômica – 05/11/2008
Para entender a fusão entre Unibanco e Itaú
Como se sabe, o Itaú é um banco bem maior do que o Unibanco. Isso não impediu uma fusão que, embora deixasse a maior parte das ações nas mãos do Itaú, permitisse o compartilhamento do controle.
O modelo foi o seguinte.
No mercado acionário brasileiro existe a figura das ações ordinárias (ON), com direito a voto, e as ações preferenciais (PN) sem direito a voto. A legislação permite que se tenha até 66,66% das ações como preferenciais.
Os demais 33,333% podem ser de ordinárias. Por isso, basta o controlador ter 51% das ONs (correspondendo a 17% do capital total) para ter o controle da companhia
***
Com a a fusão, a Itaúsa (holding que controla o Itaú) passaram a deter 66% das ONs da nova companhia; a Unibanco Holding 26%; o mercado em geral 10,5% e o Bank of America 2,5%.
Para compartilhar o controle entre a Itaúsa e a Unibanco Holding, o que se fez?
1. Criou-se uma nova empresa, a IU Participações. Essa nova empresa ficou com 51% das ações ordinárias do novo banco e passou a ser controlada pela Itaúsa e pela Unibanco Holding.
2. Como a Itaúsa tem participação maior, dividiu-se o capital da IU em 66,6% de ON e 33,33% de PNs. A Itaúsa ficou com 50% das ONs e com 100% das PNs. O Unibanco Holding com 50% das ONs. A Itaúsa passou a deter 67% do capital total da IU; mas apenas metade do seu controle. Dessa forma, o controle será efetivamente compartilhado.
3. Criou-se então uma outra holding, a Itaú-Unibanco Holding para controlar o Itaú. O IU (a sociedade da Itaúsa com o Unibanco Holding) ficou com 51% das ONs dessa segunda holding. A Itaúsa ficou com mais 36% de ONs.
Mas, nas votações, valerá o que for decidido no âmbito da IU.
****
Na outra ponta, as ações preferenciais estão em mãos do mercado (91,5%) e do Bank of America (8,5%). Completado o ciclo, o Unibanco Holding compartilhará o poder com a Itaúsa mas dispondo de apenas 9% do capital total do novo banco. A Itaúsa terá 35%; o mercado 50,6% e o Bank Of America 5,4%.
***
Para se chegar ao valor de troca das ações, Itaú e Unibanco concordaram em tomar como referência o preço das ações nos últimos 45 pregões, de 1o de setembro a 31 de outubro
***
Até agora, as negociações se limitaram a esse acerto entre os controladores. Na última semana, o Itaú chegou a analisar a carteira do Unibanco, constatou que havia muita concentração em alguns grandes clientes. Mas não viu nisso um risco. O Unibanco sempre trabalhou com grandes grupos, enquanto o Itaú sempre diversificou mais a clientela.
***
Haverá ganhos fiscais na operação, ganhos na unificação dos serviços de informática. Mas não se considera que haverá redução das agências.
Hoje em dia, as agências deixaram de ser enormes, como no passado. Funcionam mais como boutiques. Os dois bancos já vinham ampliando sua rede em cima de agências pequenas, optando por abrir uma nova (pequena) em lugar de ampliar as instalações das antigas.
Devido a esse estilo, afasta-se a idéia da sobreposição de agências.
Até agora não houve estudos maiores acerca da sobreposição de clientes – pessoas físicas e empresas.