A Febraban divulgou que o lucro líquido das instituições financeiras no Brasil chegou a R$ 17,86 bilhões entre julho e setembro deste ano. O resultado representa um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.
O balanço reúne dados de 134 instituições do sistema bancário brasileiro, excluindo os bancos de desenvolvimento.
Apesar do crescimento em relação ao terceiro trimestre de 2010, houve queda de 1,4% na comparação com o resultado dos meses de abril, maio e junho. Segundo a Febraban, isso se deve ao menor resultado dos bancos públicos, principalmente a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Ainda assim, o setor continua sendo o mais lucrativo da economia nacional. Segundo a consultoria Economatica, o lucro dos bancos chegou a R$ 37,2 bilhões entre janeiro a setembro de 2011, o maior entre as empresas de capital aberto no país.
“Os dados da própria Fenaban mostram que não são só os seis maiores bancos que estão lucrando muito, mas sim o setor financeiro como um todo. Diante desses resultados, não podemos admitir demissões, rotatividade ou a terceirização cada vez maior nessas empresas. Além disso, o setor que mais lucra no país tem de desempenhar sua função social, baixando juros, incentivando o crédito e impulsionando a economia”, diz a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira.