Lei obriga bancos a instalar divisórias entre os caixas em Campinas

As agências ou postos de serviços bancários de Campinas estão obrigados por lei a instalar divisórias para isolar os caixas e os terminais de autoatendimento eletrônico, sob pena de multa diária de R$ 1.106,15 – equivalente a 500 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas).

A medida visa a reforçar a segurança dos usuários dos bancos e evitar a ação de bandidos, que fazem clonagem de cartões e também escolhem dentro desses locais as vítimas de assaltos, nas chamadas “saidinhas de banco”.

A lei municipal que torna a medida obrigatória entrou em vigor ontem. As instituições financeiras têm 90 dias (a contar de quarta, 25) para instalar os equipamentos, que têm de ser confeccionados em material opaco, impedindo a visibilidade entre os usuários dos caixas.

De acordo com a legislação – de autoria do vereador Cidão Santos (PPS) – a fiscalização do cumprimento da norma pelos bancos caberá ao Procon, órgão de defesa do consumidor.

Para falar sobre a eficácia da implantação das divisórias nos caixas, o Metro procurou a PM (Polícia Militar), que desenvolve o projeto Saque Seguro, com orientações sobre segurança aos usuários das agências bancárias, mas, até o fechamento da edição, nenhum representante da corporação retornou o contato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram