Lei obriga agências a instalar biombos diante dos caixas em Suzano

Os bancos terão de instalar biombos nas ‘bocas’ dos caixas e caixas eletrônicos em agências bancárias de Suzano, no interior de São Paulo.

A lei foi publicada no último sábado (21). O equipamento impede que outros clientes visualizem as transações efetuadas pelo usuário em atendimento.

A proposta, que foi aprovada e publicada pela Câmara Municipal, é de autoria do vereador Valdomiro Francisco (PSC), o Pastor Valdomiro. A lei prevê que todas as agências do município instalem biombos, separando os clientes nas bocas de caixas e também os separando dos clientes que aguardam atendimento.

A legislação pede ainda que os bancos instalem os equipamentos nos caixas eletrônicos, impedindo que outros clientes visualizem as operações realizadas. Segundo o autor da lei, essas instalações de biombos nas agências bancárias visam a proteção dos clientes e segurança da população.

O segmento policial frisa que as conhecidas ‘saidinhas de bancos’, crime que consiste no furto ou roubo de usuários de bancos, acontecem muitas vezes pelos bandidos circularem livremente dentro dos estabelecimentos, observando os clientes promoverem saques.

Desta forma, os biombos dificultam bandidos visualizarem a retirada de dinheiro pelos usuários do sistema bancário.

A lei determina que as instituições bancárias terão prazo de 120 dias a partir da regulamentação da lei para adotarem as providências exigidas.

Algumas cidades do Alto Tietê já possuem a ‘Lei do Biombo’, como Mogi das Cruzes que conta com a lei há cerca de dois anos. Na ocasião, a cidade enfrentou ferrenha oposição à aplicação da lei na cidade por parte das instituições bancárias. Muitas alegavam que o investimento na segurança do cliente traria prejuízo financeiro, encampada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram