O lançamento da Campanha Salarial 2008 do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT) contou com o apoio da população que compareceu na Praça Alencastro, na sexta-feira (22), às 16 horas.
O presidente da entidade, Arilson Arruda, destacou a importância dos bancários e da sociedade para lutarem juntos e pressionarem os banqueiros. “Os bancos só pensam em lucrar e esquecem que, mesmo os privados, têm sua função social. O bancário é mais uma vítima do sistema financeiro que só visa lucros e sem oferecer contrapartida para a sociedade”.
Também foi destacado a Lei das Filas, uma legislação não cumprida pelos bancos. O presidente do Seeb/MT também enfatizou que a demora no atendimento se deve a política dos banqueiros em não contratar mais trabalhadores. “Ao invés de disponibilizar mais caixas, eles preferem serem processados por não atender os clientes em até 15 minutos”.
O Sindicato ainda distribuiu pirulitos em forma de chupeta em alusão à choradeira dos banqueiros que mesmo após os lucros recordes, ainda dizem que o lucro esperado no primeiro semestre foi prejudicado pela inflação.
Além disso, os membros do sindicato entregaram uma carta aberta à sociedade explicando as reivindicações dos bancários e demonstrando a necessidade de união entre todos no combate às explorações dos banqueiros.