Lançamento da Campanha Nacional 2018 mobiliza bancários em Maceió (AL)

Ruas e agências bancárias do centro de Maceió (AL) tiveram a rotina modificada nesta quinta-feira (21) com o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários, que contou com manifestações, caminhada e outras ações de mobilização da categoria. O calçadão do comércio foi tomado pelo vermelho e branco de bandeiras, faixa e camisas, anunciando que vem aí mais uma jornada de luta.

"Iniciamos aqui uma das campanhas mais complexas da nossa história, em virtude dos retrocessos político, econômico e trabalhista implementados pelo governo e seus aliados, entre eles os banqueiros. Teremos de lutar não apenas pela manutenção dos direitos e conquistas assegurados na Convenção Coletiva de Trabalho, que estão ameaçados, mas contra o desmonte dos bancos e demais empresas públicas, contra a entrega do patrimônio nacional, contra os ataques à democracia, e pela eleição, em outubro, de candidatos comprometidos com a classe trabalhadora", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos.

Durante a passagem nas agências, os diretores do Sindicato buscaram mostrar aos trabalhadores as perdas que já ocorreram, as que estão em curso e as que poderão advir ainda, caso não haja forte reação e luta coesa da categoria bancária. Demissão em massa, contratação terceirizada, pejotização, perdas na remuneração, precarização das condições de trabalho, privatização dos bancos públicos e encarecimento ou extinção dos planos de saúde e previdência são apenas algumas das ameaças.

"A luta é pela nossa qualidade de vida, pela qualidade de vida da nossa família, pelo banco público, pelo patrimônio nacional e por todos os trabalhadores", enfatizou Márcio dos Anjos. Neste sentido, acrescentou ele, a Campanha Nacional e a luta contra o retrocesso têm que ser de todos, não apenas do Sindicato. "Não pergunte o que o Sindicato está fazendo. Pergunte o que você está fazendo, porque o Sindicato somos todos nós", concluiu.

Embora a Campanha Nacional tenha sido lançada oficialmente nesta quarta-feira, com manifestações no Centro e Farol, o Sindicato vem visitando as agências e mobilizando a categoria desde segunda-feira (18). Nessas atividades foram reforçadas as campanhas em defesa da Cassi e Saúde Caixa.

O lançamento da Campanha Nacional prosseguirá na próxima semana, com manifestações e visitas nas agências de outros bairros e municípios. A primeira negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) está marcada para quinta-feira (28), quando se espera que os patrões assinem o pré-acordo, que garante as cláusulas da atual Convenção Coletiva até que seja assinada uma nova.

O Comando Nacional dos Bancários vai se reunir após a negociação do dia 28 para avaliar o resultado da reunião e definir sobre a continuidade do calendário de luta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram