Clientes e população apoiaram a manifestação
Bancários de diversas instituições financeiras participaram na manhã desta quinta-feira (13) do lançamento da Campanha Nacional 2015 em Maceió, comandada pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas. A atividade, que agitou o centro da cidade com várias manifestações, foi acompanhada pela população nas ruas e agências, ganhando o apoio de vários segmentos da sociedade.
Tudo começou com uma concentração em frente ao Sindicato, de onde os manifestantes partiram em direção ao calçadão do comércio. Durante o percurso, acompanhado também pela imprensa, bandeiras e faixas, com o slogan da Campanha (Exploração não tem perdão) tremularam todo o tempo, com as pessoas manifestando apoio ao movimento.
Vestidos com a camisa da Campanha e com uma fantasia de caveira, que representou os bancários explorados pelos banqueiros, os participantes do ato denunciaram as atrocidades cometidas pelos bancos contra os trabalhadores e a sociedade, tais como o assédio, a discriminação, a ganância, a irresponsabilidade, a mentira, a ostentação e a terceirização, denominados na Campanha deste ano como os 7 Pecados do Capital.
“O lançamento da Campanha Nacional em Maceió foi bastante positivo e demonstrou que, além dos bancários, a sociedade também está insatisfeita com os bancos”, avalia Jairo França, presidente do Sindicato. De acordo com ele, os bancários da base também demonstraram que estão prontos para lutar, e que vão se engajar nas atividades de mobilização. “Sabemos que a Campanha não será fácil e iremos à greve novamente se não houver avanço nas negociações”, alertou.
As manifestações deste inicio de campanha ganharam ainda mais peso nos bancos públicos, onde os funcionários estão indignados com a política de cortes, metas abusivas, assédio moral e desvalorização profissional, além da perseguição ao movimento sindical como acontece no BB. Mais contratações e o fim do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) são algumas das principais reivindicações dos empregados da Caixa.
“Nós vamos brigar por reajuste, aumento real, melhoria da PLR e outros itens de interesse geral dos bancários. Mas há outras questões na Campanha deste ano, principalmente nos bancos públicos, que será um divisor de águas”, avisou Ismael Monteiro, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.
Durante a caminhada e as manifestações pelas ruas da capital, os bancários encontraram servidores do INSS que estão em greve há 34 dias. As duas categorias se uniram e realizaram um ato conjunto em frente a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O Sindicato saudou os previdenciários e solidarizou-se com a luta da categoria, cuja data base também é no segundo semestre.
“Vocês são uma categoria de extrema importância para a população e que merece ser valorizada. Nós, bancários, também vamos buscar o que é nosso, mesmo que precisemos fazer greve. Vamos cobrar, independente de qual seja o governo”, finalizou Jairo.
Após as manifestações no centro de Maceió, o sindicato dará sequência ao lançamento da Campanha em outros bairros da capital e no interior. Um roteiro já foi elaborado e terá início na próxima semana.