Evento marcou Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher
O Coletivo de Mulheres do Vida Bancária promoveu um debate sobre o tema “Assédio Sexual no Trabalho”, na tarde desta terça-feira (25), no Auditório Joaquim Borges Pinto, do Sindicato dos Bancários de Londrina (PR),
A atividade integrou a Programação do Dia Internacional pela Não Violência contra a Mulher e foi iniciada com a apresentação da cartilha sobre o assédio sexual, elaborada pela Contraf-CUT, através do Coletivo Nacional de Mulheres Bancárias.
“Este material é muito importante para ampliarmos o debate em torno deste problema que está presente no dia a dia da categoria. Esperamos com a cartilha orientar as bancárias a denunciar a prática do assédio, tanto sexual, como moral, como forma de combater esse tipo de violência nos bancos”, afirma Rosemari Zanin, diretora do Sindicato de Apucarana e integrante do Coletivo Nacional de Mulheres.
Para debater este tema com dirigentes dos sindicatos, foram convidadas a advogada Ana Maria Arenghi, que atua na Vara Maria da Penha, em Londrina, e a também advogada Isabela de Arruda Campos Baccarin, da assessoria jurídica do Sindicato de Londrina.
O debate foi coordenado por Regiane Portieri, diretora do Sindicato de Londrina e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Para ela, a discussão sobre o assédio sexual é necessária para retomar o combate sobre este tipo violência, que muitas vezes levou bancárias a perderem seus empregos ou serem prejudicadas em suas carreiras profissionais.
“Com este evento promovido pelo Coletivo de Mulheres, estamos qualificando os dirigentes sindicais a atuar neste sentido, levando até à categoria as informações contidas na cartilha e debater a importância de intensificar essa luta para tornar os locais de trabalho mais saudáveis”, avalia Regiane.