(Vitória da Conquista) Mostrando mais uma vez a sua maneira truculenta de agir, o Bradesco entrou no último dia 21 com um pedido de Interdito Proibitório contra o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, na tentativa de impedir a ação da entidade representativa dos bancários na Greve de 24 horas convocada para esta terça-feira, dia 26/9.
O banco alegou em seu documento que o movimento dos bancários, que lutam por melhores condições de trabalho e salários, traria graves riscos de lesão à instituição, de maneira "irreparável", segundo o documento. Além disso, o banco tentou impedir inclusive a ação do Sindicato através da utilização de faixas, cartazes, aparelhos de som e outros recursos.
O Juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, Sebastião Martins Lopes, após apreciar o pedido, julgou “extinto o processo sem resolução do mérito”.
Segundo o magistrado, a Greve dos Bancos existe desde a década de 70 (século passado), bem antes da existência da referida lei, e somente nos últimos dois anos é que tanto os bancos quanto os bancários ajuizaram medidas pedindo a regulamentação do incontestável direito de greve. O juiz afirmou ainda que o direito de greve é assegurado pela Constituição Federal e na Lei de Greve (7.783/89). Os abusos, se ocorrerem, por qualquer uma das partes, serão apreciados no momento oportuno, afirma o juiz.
Com isso, está garantido aos trabalhadores, o direito de realizar o seu movimento reivindicatório.
Hoje, às 18 horas, tem assembléia no Sindicato dos Bancários, para discutir a greve de amanhã, 26/9.
Fonte: Seeb VC