As taxas de juros das operações de crédito subiram pela segunda vez neste ano em março, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14) pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Com exceção da linha de crédito do cartão de crédito rotativo, que manteve a taxa de juros média no mês inalterada em 10,69%, todas as demais linhas de crédito tiveram aumento em março na comparação com fevereiro, diz a entidade.
Com isso, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma elevação de 0,05 ponto percentual, passando de 6,73% ao mês em fevereiro para 6,78% ao mês em março. É a maior taxa de juros média desde janeiro.
Na linha de cheque especial, por exemplo, houve elevação de 0,10 ponto percentual, passando a taxa de 7,68% ao mês em fevereiro para 7,78% ao mês em março.
No caso do crédito às empresas, todas as linhas de crédito pesquisadas foram elevadas no período. A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou elevação de 0,06 ponto percentual, de 3,86% para 3,92% ao mês, a maior taxa de juros média para as empresas desde agosto de 2009, diz a Anefac.
“As elevações podem ser atribuídas a todas as medidas que vêem sendo implementadas pelo Banco Central para frear o consumo interno e reduzir a inflação”, avalia, em nota, o vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira.
Como exemplos das medidas Oliveira cita a elevação dos depósitos compulsórios em dezembro de 2010, a elevação da taxa básica de juros e o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para captações externas. Oliveira diz que o aumento do IOF para operações de crédito aos consumidores terá impacto somente na pesquisa do próximo mês.