Juros ao consumidor voltam a subir em janeiro, para 7,57% ao mês

Infomoney

SÃO PAULO – Após registrar queda em dezembro de 2008, a taxa média de juros cobrada nos financiamentos à pessoa física voltou a subir em janeiro, passando de 7,49% ao mês em dezembro para 7,57% ao mês no primeiro mês do ano, mostrando alta de 8 pontos-base.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (17) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), tomando como base janeiro de 2008, quando o juro médio era de 7,23% ao mês, houve avanço de 34 pontos-base.

Prováveis motivos

De acordo com o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, vale ressaltar que, neste período, houve uma redução de 100 pontos-base da taxa básica de juro, a Selic.

Para ele, a elevação dos juros ao consumidor não se justifica, mas pode ser atribuída à maior preocupação das instituições financeiras com a inadimplência.

Por modalidade

Entre dezembro de 2008 e janeiro deste ano, com exceção do cartão de crédito e do cheque especial, cujas taxas ficaram estáveis, todas as demais modalidades de crédito acompanhadas pela Anefac apresentaram alta em suas taxas de juros. Na análise anual, todas aumentaram, sem exceções.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram