Juiz Grijalbo Fernandes Coutinho é empossado desembargador do TRT-10

Tomou posse no último dia 20 de novembro, como desembargador do trabalho da 10ª Região, o juiz Grijalbo Fernandes Coutinho, que deixa a titularidade da 19ª Vara do Trabalho de Brasília.

O prestígio do desembargador bastou para que a solenidade estivesse repleta de autoridades, magistrados, amigos e familiares. Dentre eles os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, Douglas Alencar Rodrigues, Alberto Bresciani e o ministro aposentado Luciano de Castilho Pereira. Também estavam presentes representantes de diversas instituições.

O presidente do TRT-10, desembargador André Damasceno, falou da satisfação na nomeação de Grijalbo Coutinho, ato almejado desde sua escolha por unanimidade, como primeiro nome da lista tríplice para provimento do cargo de desembargador do TRT-10, promoção por merecimento.

“A nomeação fez prevalecer a vontade do tribunal, uma tradição da 10ª Região que se confirma e eleva o relacionamento dos magistrados. É uma enorme felicidade ver mais um juiz da Casa, que começou a carreira como servidor, tomar posse no cargo de desembargador”, disse.

O magistrado nomeado agradeceu imensamente a presença de todos e fez questão de registrar a iniciativa do presidente do tribunal em tratar de forma célere a instrução do processo de lista tríplice. “Não esquecerei jamais esse ato da presidência.”

E o novo desembargador complementou. “Agradeço a todos a presença neste momento tão importante da minha carreira, não só pessoal, mas do direito, como fundamental para o crescimento do País. Este é o momento de democratizar a justiça social, afirmar a importância do direito social e da Justiça do Trabalho, meu compromisso.”

Agradecimentos especiais foram destinados à família e aos servidores que estiveram ao seu lado durante todos esses anos.

Trajetória

Juiz do Trabalho desde 1992, Grijalbo Coutinho foi nomeado desembargador do TRT-10 por decreto da presidente da República de 19 de novembro, na vaga decorrente da posse do juiz Douglas Rodrigues como ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Antes de ser nomeado, atuava como juiz titular da 19ª Vara do Trabalho de Brasília.

Grijalbo vai ocupar a vaga decorrente da posse do juiz Douglas Rodrigues como ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Ele começou a trabalhar no TRT-10 há 26 anos. Em 1988, foi aprovado em concurso público e assumiu o cargo de oficial de Justiça da então Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) em Araguaína. De 1990 a 1992 foi diretor de Secretaria da JCJ.

Aprovado no VII concurso do TRT-10 em 1992, ingressou no cargo de juiz do trabalho. Como juiz de carreira substituto na primeira instância, atuou no Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Foi promovido ao cargo de juiz titular de Vara do Trabalho em 1994, atuando na 1ª Vara do Trabalho de Araguaína, 2ª Vara do Trabalho de Taguatinga e 3ª Vara do Trabalho de Brasília, até chegar à titularidade da 19ª Vara do Trabalho de Brasília, último cargo antes de ser nomeado para o cargo de desembargador.

Grijalbo vai atuar na 1ª Turma e na 2ª Seção Especializada da Corte.

Currículo

O mais novo integrante do TRT-10 é mestre em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Master em Teoria Crítica dos Direitos Humanos e Globalização pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilla (Espanha).

Concluiu, ainda, curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília e de Direito e Processo do Trabalho pela PUC Minas, além do curso de Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp.

Em 2006, Grijalbo recebeu o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos oferecido pelo Movimento Humanos Direitos, no Rio de Janeiro.

Ele foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região nas gestões 1999/2001 e 2001/2003, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho na gestão 2003/2005, e da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho no biênio 2006/2008.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram