O Sindicato dos Bancários da Zona da mata e Sul de Minas lançou oficialmente na noite de terça-feira (29) a Campanha Nacional de Saúde, "Assuma Controle – a Saúde é sua", com o objetivo de promover o diálogo com a categoria sobre a saúde como direito do trabalhador, além de lutar pela garantia de participação dos bancários nos espaços de formulação de políticas de saúde junto ao banco e à sociedade de forma geral.
A atividade, que aconteceu na sede social do sindicato, no Centro de Juiz de Fora (MG), contou com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), representada pelo secretário de Saúde do Trabalhador, Walcir Previtale, que agradeceu o convite feito pelos bancários mineiros e ressaltou a importância do sindicato para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
"Seria muito bom se todos os sindicatos promovessem eventos como esse, para lançar a campanha e suscitar o debate sobre a importância de o trabalhador assumir as rédeas das ações necessárias para os cuidados de sua saúde”, disse Walcir.
A Contraf-CUT fez lançamento nacional da campanha no dia 29 de julho, durante a 19ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de julho.
Subsídio para formação e debates
Para Walcir, entre outras coisas, é preciso informar aos trabalhadores quais são os riscos da atividade profissional na categoria e orientá-los a não se submeter exclusivamente ao médico do trabalho do banco. “Um dos materiais de nossa campanha é uma revista que pode servir como subsídio para dirigentes e para possíveis debates nos sindicatos e federações associadas", afirmou.
Todos os bancários presentes receberam a Revista dos Bancários – Especial Saúde do(a) trabalhador(a), que agora será distribuída pelo sindicato à categoria. A publicação traz dados estatísticos sobre a saúde da categoria e acidentes de trabalho, informações sobre as mesas de negociações específicas; sobre o Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, artigos de especialistas e dirigentes sindicais.
A versão em PDF está disponível na área de “Publicações” do site da Contraf-CUT. Para obter a versão impressa, os interessados devem entrar em contato com a Contraf-CUT.
Além do secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, compuseram a mesa de coordenação do evento a diretora de Saúde da Fetrafi-MG, Helyany Gomes, e representando a diretoria de Saúde e Condições de Trabalho do sindicato, as diretoras Taiomara Neto de Paula e Cláudia dos Santos Valentim, e a assistente social do sindicato, Ana Paula de Souza.
Que ressaltaram a importância de ações como essa para o enfrentamento da atual conjuntura política e de retirada de direitos dos trabalhadores.
Leia também:
> Contraf-CUT lança campanha em defesa da saúde dos trabalhadores
> Revista dos Bancários visa subsidiar debates sobre saúde