É com pesar que a Central Única dos Trabalhadores e Contraf/CUT comunicam o falecimento do companheiro José Olivio Miranda de Oliveira, ocorrido nesta quarta-feira, 10 de dezembro, em Salvador.
José Olivio, baiano e engenheiro, foi fundador da CUT e integrou a primeira Direção Nacional. Em 1988, na Executiva Nacional, passa a secretário de Política Sindical, até 1991, quando assume a secretaria de Organização.
De 1994 a 1997, Olívio foi o representante da CUT no Conselho Curador do FGTS e representante dos Trabalhadores Brasileiros no Conselho da OIT. Em 2002 foi eleito secretário adjunto da CIOSL (Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres, atual CSI (Confederação Sindical Internacional), sendo o primeiro representante da América Latina a ocupar um cargo deste nível.
Em 2007, foi nomeado diretor da ACTRAV/OIT para a América Latina e Caribe, Departamento de Atividades para os Trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho, cargo que ocupou até o seu falecimento.
José Olívio entra para a história e deixa conosco seu legado de uma vida inteira dedicada à luta por avanço da democracia em nosso país e em defesa da classe trabalhadora.
O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira 11 de dezembro, às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, localizado em Campinas de Brotas, em Salvador.