O Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região (BA) realizou na sexta-feira (29), no auditório do Colégio Comuja, um amplo debate sobre a reforma de previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores e na sociedade.
Aberto ao público, o debate teve como debatedores convidados o deputado federal Jorge Solla (PT/BA), o deputado estadual Marcelino Galo (PT/BA) e o auditor do INSS Amauri Teixeira. O intuito do encontro foi mostrar para a população o que está acontecendo no país e aprofundar o debate sobre a reforma da Previdência.
Durante o encontro, o presidente do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região, Cristener Inácio disse que o que está em jogo, na verdade, é o fim dos direitos dos trabalhadores. “O interesse das elites é entregar o regime de aposentadoria nas mãos da iniciativa privada, dos bancos”, e complementou: “É claro que devemos rediscutir o modelo de financiamento da Previdência. É preciso cobrar de quem não contribui. É urgente cobrar de quem deve à Seguridade Social. Buscar a sustentabilidade do regime é prioridade, mas sem acabar com o direito dos trabalhadores”, afirmou.
Na sequência do debate foram respondidas algumas perguntas, como de que forma a reforma afeta as mulheres, como será a aposentadoria para os trabalhadores do campo e da cidade, além de seus efeitos para os servidores públicos.
Na avaliação de Jorge Solla o debate foi muito rico e quem participou como debatedor ou mesmo espectador saiu com toda certeza satisfeito com o nível das colocações e aquilo que foi agregado de conhecimento sobre o tema previdência.
As informações são do Seeb/Jacobina e Região.