(Porto Alegre) O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região lamenta mais um assalto a banco na Capital. Desta vez, foi a agência do Itaú da Praça da Alfândega. Um homem roubou o caixa, levando dinheiro. A agência não possui câmeras de vídeo com monitoramento a distância, que é uma das principais reivindicações da categoria para combater a onda de ataques a bancos.
Com esse, são 87 ataques a bancos em 2007 – 33 em Porto Alegre e 54 no Interior – o que reforça cada vez mais a necessidade de aumentar a pressão sobre os bancos, buscando medidas concretas e eficazes para a proteção da vida e a melhoria da segurança nos estabelecimentos bancários do Rio Grande do Sul.
A nova onda de ataques a bancos provocou as mortes trágicas da jovem Cristiana Cupini, de 22 anos – durante tentativa de assalto a carro-forte em frente à agência Assis Brasil do Unibanco, no dia 2 de julho, em Porto Alegre – e do funcionário do Banco do Brasil, diretor do Sindicato dos Bancários de Vacaria e vice-prefeito de Bom Jesus, Leonardo Silveira, baleado após assalto à agência do Banrisul no dia 6 de julho.
Diante desta grave situação a categoria bancária considera este o momento oportuno para reforçar a luta por mais segurança, com a instalação de portas giratórias antes das salas de auto-atendimento, câmeras de vídeo com monitoramento à distância, fachadas com grades e vidros blindados, vigilantes treinados com coletes à prova de balas e fim do transporte da chave do cofre por bancários.
Fonte: Seeb Porto Alegre