Na tarde de terça-feira, dia 12, foi realizada, em São Paulo, a primeira reunião da comissão que estudará formas para criação de Comitê Gestor do Plano II do Banesprev.
A Afubesp é representada na Comissão por seu secretário-geral, José Reinaldo Martins, e pelo diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Mario Raia, que tem ainda Paulo Salvador e Rita Berlofa como suplentes.
O coletivo também possui representantes do Santander, Banesprev, Abesprev e Afabesp. Todos os integrantes são participantes ou assistidos do Plano II.
Na abertura, o presidente do fundo de pensão dos banespianos, Jarbas de Biagi, falou sobre aspectos da entidade e seus planos, explicou o objetivo da Comissão e explanou dados do Plano II. Por sugestão de José Reinaldo, Biagi discorreu ainda sobre o histórico do déficit do Plano II.
Em seguida, sugeriu que fosse usado como modelo para análise o regimento interno do Plano V, cuja composição do comitê, na primeira gestão, era por indicação das entidades.
José Reinaldo defendeu a eleição direta como meio de formar o Comitê Gestor. “Um Comitê Gestor é formado para representar os participantes. Para representar é preciso procuração, e procuração é voto”, argumentou o dirigente da Afubesp. “Por isso defendemos eleição direta como já ocorre com os outros colegiados do Banesprev.”
Em resposta, o diretor administrativo do Banesprev, Ricardo Mitsouka, disse que processo eleitoral gera custos e que não há previsão orçamentária pra este fim.
No entanto, é importante lembrar que a proposta para formação do Comitê foi apresentada em outubro de 2010, dando tempo suficiente para que os gastos com eleições pudessem já estar previstos no orçamento de 2011.
A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 20 deste mês.