A primeira reunião para implantação da mesa temática de PLR está marcada para esta quinta-feira (12), às 10h, na sede da Federação Nacional de Instituições de Crédito, Financiamento e Investimentos (Fenacrefi), no centro de São Paulo. O grupo bipartite contará com representantes dos trabalhadores financiários e das empresas. A instalação das mesas temáticas de PLR e também de Terceirização é uma conquista da Campanha Nacional de 2015.
A Contraf-CUT estima em mais de 500 mil o número de trabalhadores que presta serviço para as financeiras, em todo o Brasil, mas na base da Fenacrefi há apenas 10 mil.
“As discussões das novas mesas temáticas são de extremante importância para fazer um ‘raio x´ da realidade da categoria. Informações que serão trazidas para a mesa pelos nossos sindicatos e federações. Esperamos que a partir deste trabalho, muitos trabalhadores, que estão sem representatividade sindical, tenham seus direitos garantidos”, explicou Jair Alves dos Santos, coordenador da Comissão dos Financiários.
O coordenador da Comissão dos Financiários também destaca que muitos direitos, como a PLR, também são prejudicados. O grupo de trabalho sobre o tema terá a função de discutir os diferentes programas de PLR dentro das instituições financeiras e de propor um modelo de melhor distribuição.
“Queremos assegurar que a distribuição da PLR seja mais justa e não beneficie somente os grandes cargos, mas todos os trabalhadores. Já conseguimos muitas conquistas com a nossa luta, mas a distribuição dos lucros pode e deve melhorar”, conclui Jair.
Após a reunião com a Fenacrefi, às 17h, os financiários participam da primeira conferência nacional da categoria, em São Paulo, na sede da Contraf-CUT.