(Vitória) O Sindicato dos Bancários do ES enviou nesta quinta-feira, 30, carta ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – ES, Agesandro da Costa Pereira, solicitando seu apoio para tentar reabrir as negociações com o Banestes. A entidade lembra que a direção do Banestes garantiu que negociaria após o fim da greve, mas já se vão quase quarenta dias da volta ao trabalho e o banco só fala em corte de ponto. "Impõe como condição para conversar sobre qualquer outro assunto que aceitemos o corte dos dias da greve, ou seja, na prática, não negocia", diz o documento.
Na carta, o Sindicato esclarece que as perdas salariais acumuladas chegam a 40,34%. "Estamos tentando pactuar 6,5% de reajuste, índice que foi concedido ao pessoal da Cesan, e discutir em outra oportunidade a diferença". O Sindicato solicita que Agesandro seja o mediador desse conflito "visando construir um pacto que atenda às partes".
Segundo o diretor Flávio Teixeira, o Sindicato vai encaminhar correspondências também aos deputados estaduais, federais e senadores solicitando que façam contatos com o governador Paulo Hartung para que sejam reabertas as negociações. Também serão enviadas cartas com o mesmo teor para a Câmara de Dirigentes Lojistas, para representantes de Igrejas, entidades patronais e de trabalhadores, além dos correntistas do Banestes e clientes em potencial do banco. "É importante que os bancários também se manifestem", disse Teixeira. A entidade enviou às agências os endereços eletrônicos de todos os parlamentares federais e estaduais do Estado.
DRT marca reunião
A Delegacia Regional do Trabalho marcou para o dia 7 de dezembro, às 15 horas, a mesa-redonda para tratar da Campanha Salarial no Banestes. No último dia 23, aconteceria a reunião solicitada pelo Sindicato, mas o Banestes não compareceu e pediu adiamento.
No primeiro encontro com o Banestes na DRT, a representação patronal disse que só voltaria a negociar após a suspensão da greve. Os bancários voltaram ao trabalho no dia 23 de outubro, mas nas duas reuniões que aconteceram o banco só falou em corte dos dias parados.
Recorde
O Banestes bateu em outubro o recorde do ano em lucro mensal. Foram mais de R$ 12 milhões de lucro líquido. Esse é o melhor resultado mensal na história do Banestes. E ainda querem cortar os dias de greve de outubro.
Fonte: Seeb ES