A partir do dia 30 de abril, quarta-feira, entrou em vigor algumas regras editadas pelo Banco Central (BC), para regulamentar a divulgação e a cobrança de tarifas bancárias para todas as instituições financeiras do país.
Mesmo que a obrigação de informar claramente o consumidor já exista, pelo menos, desde que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor (1991), os bancos sempre relutaram em cumprir tais obrigações. Tentaram até escapar do CDC, mas finalmente se viram forçados, pela Justiça, a seguir a lei.
Com uma arrecadação proveniente de tarifas que ultrapassou os R$ 40 bilhões no ano passado e o contínuo desrespeito ao direito à informação, o setor financeiro levou a sociedade a tal descontentamento que o próprio BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) resolveram editar medidas que, supostamente, facilitariam a vida do consumidor bancário.
O Idec analisou tais medidas e chegou à conclusão que elas pouco ajudam. Mesmo assim, diante disso, preparamos informações que o auxiliarão a exigir mais clareza por parte dos bancos.
Também fizemos uma avaliação do impacto que essas medidas terão no seu dia-a-dia e comparamos alguns pacotes ou “cestas” de serviços oferecidos pelos dez maiores bancos do país.
Essas informações ganharão uma área especial em nosso site a partir da segunda semana de maio, mas você já pode se preparar melhor para as mudanças e exigir aquilo que os bancos, infelizmente, mais teimam em negar aos consumidores: a informação e a verdadeira competição no setor.
Veja o que muda com as novas regras sobre tarifas
Saiba como o Idec avaliou as mudanças e exija informações do seu banco