Idec apoia nova plataforma virtual de reclamações de consumidores

A nova plataforma virtual consumidor.gov.br lançada na última sexta-feira, dia 27 de junho, em Brasília, foi concebida e desenvolvida pela parceria entre o Ministério da Justiça, por meio da Senacon, e os Procons do Estado do Acre, Distrito Federal, Maranhão, Paraná e São Paulo.

O site é um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo, por meio da internet. O consumidor reclama, a empresa responde e a Senacon e Procons supervisionam.

O serviço já pode ser usado pelos consumidores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1º de setembro de 2014 já estará disponível em todo o país.

Segundo a coordenadora executiva do Idec, Elici Bueno, a nova plataforma virtual representa “uma iniciativa democrática na sua essência e forma, pois vincula os fornecedores, empresas públicas e privadas, ao princípio da transparência e potencializa a capacidade de reivindicação dos consumidores brasileiros”.

A nova plataforma, além de ser imparcial, permite uma comunicação direta e eficaz entre consumidores e fornecedores. O Idec apoia essa via alternativa de solução de conflito consumerista que está em total sintonia com o que é defendido pelo Instituto. A ampla participação dos consumidores contribuirá para que essa plataforma virtual seja uma forma rápida e eficaz de solução de conflitos.

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