O Censo 2010 começou e pela primeira vez no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contabilizar casais homossexuais, com o objetivo de trazer informações atualizadas de acordo com as mudanças da sociedade brasileira nos últimos anos. O IBGE já utilizou questionários com questões sobre a união estável homossexual em alguns municípios, mas esta será a primeira vez que a pesquisa envolve todas as cidades brasileiras. O Instituto vai visitar 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios.
O Instituto informou que apenas os casais homossexuais que declararem no questionário de perguntas, que moram no mesmo domicílio em união estável, serão contabilizados. Por isso, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais orienta para que os casais homossexuais informem aos recenseadores a sua condição.
“Essas informações são importantes para que ativistas e governo possam planejar e executar políticas públicas que beneficiem homossexuais a partir de dados concretos”, explica Maria Izabel da Silva, a Bel, secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT/SP.
A Contagem da População pelo IBGE em 2007, realizada em cidades pequenas, identificou, pela primeira vez, 17.560 pessoas que declararam ter companheiros do mesmo sexo. Desse total, 9.586 homens se declararam cônjuges de companheiros do mesmo sexo, o mesmo ocorrendo em relação a 7.974 mulheres.