O bonito sol do último sábado (01), em João Pessoa, foi um convite perfeito à praia. Mas, não foi isso que alguns jovens fizeram neste dia. Eles abdicaram do lazer em busca de conhecimento sobre a sua profissão. O grupo foi formado por jovens bancários que prestigiaram o I Encontro Estadual de Novos Bancários, realizado pelos Sindicatos dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB) e de Campina Grande e Região.
O evento aconteceu na sede do SEEB-PB, na Capital, e contou, entre seus palestrantes, com nomes como Jorge Perez, presidente do Diretório Estadual do PT de Pernambuco; Francisco Alexandre, diretor de administração da Previ e vice-presidente do Conselho de Administração da Perdigão S.A.; e Pedro Eugênio, vice-presidente da Fenae.
Os temas discutidos se encaixaram no objetivo do encontro, que era apresentar aos jovens bancários a trajetória do movimento sindical da categoria. Desta forma, foi realizado todo um resgate histórico, remontando as lutas e mobilizações realizadas no passado que resultaram em melhorias para o exercício da profissão bancária – desfrutados hoje por veteranos e novatos.
Pedro Eugênio fez o resgate do ponto de vista da Caixa Econômica (CEF) e Francisco Alexandre do Banco do Brasil (BB). Completando a lista de bancos públicos, o secretário-executivo do SEEB-PB, Marcos Henriques, rememorou a trajetória da luta sindical no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Além disso, o encontro também visou contribuir para um debate crítico sobre a realidade de nosso país, uma vez que a programação contemplou uma explanação sobre conjuntura econômica e política brasileira. Esse tema ficou a cargo de Jorge Perez.
O presidente do SEEB-PB, Lucius Fabiani, comandou a discussão em torno da Campanha Salarial Unificada. Dentro do tema, fez uma avaliação de campanhas passadas e traçou o panorama de perspectivas para a campanha que será conduzida este ano.
Ao final do evento, foi realizada uma plenária para a escolha dos delegados que participarão do Encontro dos Novos Bancários da Base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste (Fetec/NE). Paulo Henriquei Costa (BB), Estevam Guedes Ramos (BB), Vinícius Batista (CEF), Armindo Inácio Júnior (CEF), Jaime Vidal (CEF), Sidney de Souza Amorim (BNB), Lucius Fabiani (CEF) e Paulo Ramon (BNB) foram os bancários eleitos.