Banco inglês enquadra cargos de gerente de relacionamento, Premier e Wealth
Em reunião realizada com o Sindicato dos Bancários de Curitiba a região, na manhã de segunda-feira (23), o HSBC informou que, com o objetivo de evitar fraudes, a diretoria do banco instituiu uma certificação obrigatória para gerentes de agências de Relacionamento, Premier e Wealth.
Segundo o banco, foram elegíveis 2.657 funcionários no país. O teste pode ser repetido apenas três vezes e, caso o bancário não alcance a nota desejada, poderá acarretar em medidas disciplinares, de acordo com normas internas do banco.
Na última sexta-feira (20), os bancários paralisaram a agência HSBC Mercês após duas demissões ocorridas – uma na Mercês e outra na agência Campo Largo – por receberem nota inferior a 7,0 no prova de avaliação da certificação AML Sansões (anti-money laundering).
“As demissões foram arbitrárias, pois em nenhum momento o banco informou aos trabalhadores que poderiam ser demitidos caso não alcançassem a nota mínima estabelecida”, destaca Edna Andreiu, diretora do Sindicato.
“Durante a reunião, reafirmamos nossa posição de que não iremos admitir que os bancários paguem por escolhas equivocadas do HSBC. Cobramos a suspensão das demissões, por entender que não houve transparência no processo, pois nem ao menos foram dadas as devidas condições para a realização das provas”, afirma Cristiane Zacarias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.
Para ela, “se o banco pretende manter o mínimo de equilíbrio nesse momento de turbulência, precisa ter atitudes positivas e deixar de agir de forma deliberada e impositiva”.
O Sindicato está aguardando retorno do HSBC quanto à suspensão das demissões.