Homenagens aos empregados marcam comemoração dos 150 anos da Caixa

Cerca de 1.500 pessoas participaram nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, da solenidade comemorativa do aniversário de 150 anos da Caixa Econômica Federal. O evento, realizado no edifício-sede da matriz, em Brasília, foi marcado por muita emoção e homenagens aos 83 mil empregados ativos e aos 32 mil aposentados que ajudaram a construir e consolidar o maior banco público da América Latina.

A abertura da comemoração foi feita pela Orquestra Cidadã Meninos do Coque, que é patrocinada pela Caixa. O Coque é uma comunidade carente do Recife. Os jovens músicos executaram o hino nacional, sob a regência da maestrina Aline Lima.

Em seguida, aconteceu o lançamento do selo comemorativo dos 150 anos. Amanda Costa Altoé, filha da empregada Denise Maria Costa e Silva, da Agência Capital/DF, vestida de carteiro, levou ao palco o selo.

A concepção artística do selo apresenta a logomarca dos 150 anos da Caixa, cujo desenho reproduz um envolvente abraço no mapa do Brasil, expressando o campo de atuação nacional da empresa. Foram utilizadas as cores da bandeira nacional e para a criação dos selos, o designer Hans Donner, que participou da solenidade, empregou a técnica de computação gráfica.

Com tiragem de 300 mil, o selo comemorativo dos 150 anos da Caixa entrou em circulação nesta quarta-feira em todos os 5.565 municípios brasileiros. Após a obliteração do selo pela presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, o novo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, falou sobre o momento histórico.

“A Caixa é uma instituição financeira digna de destaque e sua trajetória muito nos orgulha. Uma história marcada pela atuação responsável e comprometida com os seus clientes. Ela tem um potencial enorme de realizar sonhos, como a aquisição da casa própria, e incentivar projetos sociais”, ressaltou ele.

A cerimônia dos 150 anos da Caixa foi marcada ainda pela apresentação do bilhete da Loteria Federal com o tema “Aniversário da CAIXA – Há 150 anos na vida dos brasileiros”. A extração número 4.523 será realizada no próximo dia 29 de janeiro.

E o terceiro lançamento especial desta data foi da Agência Barco da Caixa, denominada Chico Mendes, que, após a fase de testes, passou a operar também, nesta quarta-feira, para atender as comunidades ribeirinhas do Rio Solimões. A embarcação possui toda a estrutura necessária para atender a população da região amazônica com os serviços oferecidos pelo banco, além de ações de saúde, educação e meio ambiente.

Após os lançamentos comemorativos, outro momento emocionante da festividade foi a colocação em uma cápsula da edição comemorativa do Gente de Talento 2009/2010, publicação que reúne trabalhos na área de fotografia, prosa, poesia e música, produzidos por empregados da Caixa.

“Agora o passado, o presente e o futuro vão se unir e eternizar essas criações para que no ano de 2161, ou seja, outros 150 anos da Caixa, as pessoas possam apreciá-las e se encantar com esta época que é a que vocês todos estão vivendo agora”, enfatizou o mestre de cerimônia.

Durante a solenidade, foram homenageados também os empregados que participaram de filmes publicitários da empresa. Eduardo Roque Costa Santos, do filme “Poupançudos”; Dione Maués da Silva, do filme “Dia do Índio”, além de Cláudia Aparecida Belucci e Maria Gomes Mouta, do filme “Fim de ano” receberam placas pela participação com os dizeres – “Caixa 150 anos – Você faz parte desta história”.

As empregadas Cláudia Belucci e Maria Gomes estavam grávidas, em 2004, quando foram protagonistas do filme. Elas levaram para a comemoração as filhas Nathália e Júlia, que atualmente estão com seis anos de idade.

A comemoração dos 150 anos da Caixa foi encerrada com o discurso da presidenta Maria Fernanda e o tradicional “Parabéns pra você”, executado pela Orquestra Cidadã do Coque e cantado pelos convidados.

A presidenta da Caixa disse que a logomarca dos 150 anos traduz bem o que Caixa representa para o país. Segundo ela, a imagem do abraço ao mapa do Brasil simboliza os investimentos da empresa na promoção da inclusão social e na democratização do acesso ao crédito, dentre outras ações. “É o abraço em cada brasileira e cada brasileiro na busca por uma vida melhor”.

Maria Fernanda fez um agradecimento ao ex-presidente Lula por ter, durante os seus oitos anos de governo, incentivado a verdadeira essência da Caixa, que é de banco público e parceiro estratégico do Estado brasileiro. Por último, ela ressaltou a importância das gerações que já passaram pela empresa e agradeceu a todos os empregados que com seu trabalho têm dado visibilidade às ações da Caixa, levando “alegria a cada cidadã e cidadão brasileiro”.

Participaram da comemoração os dirigentes da Fenae, Pedro Eugenio Leite (diretor-presidente), Fabiana Matheus (diretora vice-presidente), Ely Freire (diretora para Assuntos de Aposentados e Pensionistas) e Jair Pedro Ferreira (diretor de Administração e Finanças) que é também coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) da Contraf-CUT.

Para o presidente da Fenae, “os empregados ativos e aposentados da Caixa têm motivos de sobra para comemorar esta data, afinal são eles que escrevem a cada dia uma nova página da história tão vitoriosa desta empresa pública, que é motivo de orgulho para o país.”

O evento contou ainda com a participação de toda a diretoria da Caixa, dos diretores eleitos da Funcef – José Carlos Alonso (diretor de Benefícios) e Renata Marotta (diretora de Administração); do presidente da Funcef, Guilherme Lacerda, além de Superintendentes Nacionais, Superintendentes Regionais e empregados da Caixa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram