Greve na Probank segue forte. Sindicato de Brasília reforça seu apoio

A greve de 48 horas deflagrada ontem pelos trabalhadores da Probank, empresa quarteirizada do Banco do Brasil, segue forte nesta terça-feira com praticamente todos os trabalhadores da empresa de braços cruzados. De acordo com balanço do sindicato do setor (SINDPD/DF), apenas um dos 70 funcionários não aderiu à paralisação em Brasília. O Sindicato dos Bancários mantém e reforça seu apoio à greve e está no local acompanhando toda a movimentação.

Os trabalhadores permanecem concentrados em frente à sede da empresa, que em reunião solicitada pelo SINDPD nesta segunda-feira negou o atendimento do conjunto da pauta de reivindicações dos funcionários. Não bastasse isso, a direção da empresa, na tentativa de enfraquecer o movimento dos trabalhadores, “contratou” uma equipe de freelancers, sem qualquer vínculo empregatício com a Probank, para substituir nesta madrugada os empregados em greve e realizar todo o trabalho de processamento de envelopes.

Hoje, os trabalhadores participam de nova assembléia para definir as novas ações. “A indicação dos trabalhadores é de que a paralisação permaneça caso não haja nenhum acordo econômico de reajuste salarial”, afirma Djalma Ferreira, presidente do sindicato. O Sindicato dos Bancários e o SINDPD, inclusive, já entraram em contato com a vice-presidência de Logística do Banco do Brasil solicitando reunião para tratar das reivindicações dos empregados.

Os funcionários reivindicam equiparação salarial para trabalhadores que desenvolvem a mesma função, pagamento do anuênio, melhores condições de trabalho e cumprimento da Convenção Coletiva.

Tecnoserve

Nesta terça-feira, os funcionários da Tecnoserve, empresa terceirizada que presta serviços de limpeza para o Banco do Brasil, também realizam assembléia, às 11h, para avaliar proposta de paralisação. Eles exigem o pagamento dos vales alimentação e transportes, que está em atraso.

Grande ato dia 16

A melhoria das condições de trabalho dos bancários do Banco do Brasil é uma das bandeiras na campanha nacional Banco para o Brasil – Acorda Diretoria, que será lançada pelo Sindicato em grande ato no próximo dia 16 no Setor Bancário Sul. Em Brasília, os bancários reivindicam respeito à jornada, fim das terceirizações, prorrogação do concurso de 2006, revisão das dotações e fim da lateralidade.

“É de suma importância a participação de todos os bancários para o sucesso dessa campanha, de âmbito nacional”, convoca o diretor do Sindicato Rafael Zanon.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram