Greve dos bancários da Caixa e do BNB continua no Espírito Santo

A greve dos bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) continua nesta quinta-feira, dia 15. Na assembléia realizada no início da noite desta quarta-feira, os bancários da Caixa no Espírito Santo rejeitaram a proposta apresentada pelo banco nesta semana e decidiram continuar a paralisação por tempo indeterminado. Nova assembleia será realizada nesta quinta-feira, às 17h30, no Centro Sindical.

Os bancários do Banco do Nordeste seguem a orientação da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) de continuidade da greve até que seja apresentada uma nova proposta.

Proposta da Caixa

A avaliação dos bancários da CEF é que a proposta apresentada pela empresa na terça-feira, dia 13, ao Comando Nacional dos Bancários ainda está muito aquém do que os empregados merecem. Ao contrário do Banco do Brasil, que negociou um reajuste de 3% no plano de cargos e salários, resultando num reajuste total de 9%, a CEF ficou apenas no índice de 6% já assegurado a toda a categoria.

Além disso, a nova proposta de participação nos lucros e resultados promove uma divisão dos empregados, pois o banco propõe a distribuição de valores fixos por grupos de cargos. Os funcionários dos segmentos intermediários receberiam a título de PLR apenas algo em torno de um salário.

“A proposta de PLR fechada nas negociações com a Fenaban representa uma redução de 23% em relação ao que a Caixa pagou no ano passado. E essa proposta alternativa da Caixa não resolve o problema, pois segmenta os empregados. Isso não podemos admitir”, afirmou a diretora do Sindicato Bernadeth Martins.

Além da questão da remuneração, a rejeição da proposta foi devido à negativa da empresa em relação a outras reivindicações dos empregados, como isonomia de tratamento entre os novos e antigos funcionários, promoção por merecimento para todos e a extensão do tíquete alimentação para os aposentados. A Caixa também só se compromete a contratar três mil empregados, o que é pouco diante da sobrecarga de trabalho nas agências.

Negociações

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa estão em Brasília tentando avançar nas negociações com o banco e também buscando o apoio de parlamentares para pôr fim ao impasse.

Balanço

Nesta quarta-feira, 14, 21º dia de greve, a paralisação se manteve no Espírito Santo, com 96,72% das agências paralisadas. De 61 agências no Estado, apenas estão funcionando as unidades de Guaçui e de São José do Calçado.

Os setores administrativos que funcionam no edifício Castelo Branco, no Centro de Vitória, também estão paralisados. No prédio da Enseada do Suá, a paralisação é parcial.

No Banco do Nordeste do Brasil as duas agências que funcionam no Estado (Linhares e Colatina) estão paralisadas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram