Greve dos bancários atinge 60% da categoria no Sergipe

Nesta quarta-feira (7), segundo dia da greve nos bancos públicos e privados em todo o País, os sindicatos e federações de bancários realizaram passeatas de protestos para pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a apresentar uma contraproposta de reajuste salarial. Em Aracaju, a concentração da passeata está em frente a Caixa Econômica Federal, agência Serigy, localizada no Calçadão João Pessoa.

A greve, por tempo indeterminado, foi deflagrada na última quinta-feira, dia primeiro. Os bancários rejeitaram a proposta de reajuste salarial de 5,5%, uma proposta muito abaixo da inflação que está em 9,88%, o que representaria perdas de 4%.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, diz que o movimento grevista está forte. “Em Sergipe, nesses dois dias, a greve atingiu mais de 60% dos bancos públicos e privados. Estamos realizando uma força tarefa para ampliar às adesões”, afirma.

Bancos parados
Sergipe tem cerca de 230 unidades bancárias (entre agências e pontos) e aproximadamente 3.000 funcionários de instituições financeiras dos bancos públicos e privados. A greve atingiu cerca de 150 agências.

Banese
Os funcionários do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que tem 75 agências (agências pontos de atendimento) aceitaram proposta apresentada pelo banco estadual. Assim, o Banese está funcionando normalmente, fora da greve.

Veja abaixo principais itens da proposta do Banese
_ Abono adicional no valor de R$ 1.200,00O, além do índice e do abono que vier a ser acordado com a FENABAN;
_ O Programa de Distribuição de Moedas pelo atingimento das metas passará a ter 30% do seu valor distribuído linearmente e os 70% restante pela regra atual, até que o Banco reveja a metodologia de distribuição com a participação de um representante do Sindicato;
_ Implantação de um Programa de Qualidade de Vida a partir de janeiro de 2016, sem ônus para os funcionários e para a CASSE;
_ Aumento do número de Representantes Sindicais de 10 para 30;
_ Aumento do número de dias de Abono Assiduidade de 3 para 4, sendo permitido até 10 faltas justificadas;
Manutenção dos 70% do Auxílio Atividade Física, com aumento do teto para R$ 110,00.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram