Quem luta, conquista! No 15º dia da greve nacional, nesta quinta-feira, dia 8, os bancários arrancaram, em negociação com a Nossa Caixa e o Banco do Brasil, a distribuição do montante de R$ 60 milhões entre os funcionários do antigo banco estadual paulista e recentemente adquirido pelo BB.
“Esse recurso será distribuído de forma linear, o que garantirá cerca de R$ 4 mil brutos para cada funcionário”, afirma o secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Marcel Barros. A verba será paga até o dia 16 de outubro, numa parcela única, e não será somada ao salário para se calcular o imposto de renda.
Na avaliação do Comando, a proposta é resultado da forte greve que atingiu praticamente todas as agências e departamentos do banco. Só assim o BB entendeu o recado e ajudou a resolver o problema, valorizando os bancários por meio de uma participação baseada nos resultados.
Há muito tempo as entidades vinham debatendo a PLR com o banco, mas somente com a ampliação da greve o BB se comprometeu a construir junto com as entidades sindicais e a direção da Nossa Caixa uma proposta alternativa de participação nos lucros e resultados para os funcionários.
A orientação do Comando é a aprovação dessa proposta nas assembléias dos funcionários da Nossa Caixa que serão realizadas pelos sindicatos nesta quinta-feira.