Gazeta Mercantil: queda de ação do BB atinge Previ

Gazeta Mercantil

A queda das ações do Banco do Brasil acaba tendo grande impacto nos resultados da Previ. O fundo de pensão dos funcionários do BB é o segundo maior acionista da instituição, atrás apenas do Tesouro Nacional, com 10,5% do capital, de acordo com a posição ao final do segundo trimestre deste ano. O BNDESPar também possuía uma fatia relevante, de 2,53%. Procuradas pela reportagem, nenhuma das instituições quis fazer comentários sobre as negociações do BB.

A participação dos investidores estrangeiros no mesmo período era de quase 12%, mas profissionais de mercado afirmam que essa posição se reduziu substancialmente em conseqüência da crise financeira internacional e das incertezas sobre os movimentos de consolidação adotados pelo banco.

O episódio da incorporação dos bancos estaduais reacendeu os temores de parte do mercado de uso político do BB, que recentemente aderiu ao Novo Mercado, segmento da BM&F Bovespa no qual estão listadas as empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa. A própria Nossa Caixa já sofreu a mesma desconfiança quando pagou R$ 2 bilhões pelo direito de explorar a folha de pagamentos dos funcionários públicos paulistas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram