São Paulo – Os bancários foram novamente às ruas nesta quarta-feira, dia 17, na luta pelos empregos e direitos dos trabalhadores de bancos envolvidos em fusões. Desta vez, foi a vez de funcionários do Itaú e do Unibanco protestarem em frente a concentrações dos dois bancos: Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic), Centro Técnico Operacional (CTO), do Itaú, Centro Administrativo Unibanco (CAU), Boa Vista (Unibanco) e Patriarca (Unibanco).
Com muito diálogo com os trabalhadores dos locais, os dirigentes sindicais lançaram a Campanha em Defesa dos Empregos e Direitos dos Bancários do Itaú e Unibanco. O movimento foi cunhado durante a 4ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada nos dias 20 e 21 de novembro.
Além dos esclarecimentos prestados durante toda a manhã, foi distribuído ainda diversos materiais para colocar os funcionários a par dos motivos da campanha, que foi gerada pela intransigência das direções dos dois bancos, que se negam a assinar um acordo que dê proteção ao emprego dos funcionários dos dois bancos durante a fusão, colocando em dúvida a palavra empenhada por seus presidentes, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.