A Fundação Banrisul comemora, na quinta, 29 de janeiro, seus 52 anos. Para marcar a data, será realizado um fórum debatendo a importância da cultura financeira e previdenciária, a implementação de políticas voltadas à educação no segmento, iniciativas que contribuam para a disseminação de conceitos e práticas visando a melhoria do bem-estar, culminando com o lançamento de uma Cartilha de Educação Financeira e Previdenciária.
O evento, que acontece no Auditório do Edifício-sede da entidade, terá início às 15 horas e a mesa de honra contará com a participação do presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (ABEF), Edmilson Lyra, o presidente da empresa Equilíbrio Assessoria Econômica Solidária da UFRGS, Matheus Steffen e pelo diretor Presidente da Fundação Banrisul, Jorge Berzagui. A mediação caberá ao diretor de Previdência da entidade, Fábio Soares Alves.
Já a cartilha, que ficará disponível em versão online no site da Fundação Banrisul, reúne i nformações que irão auxiliar os participantes, assistidos e o público geral no orçamento familiar, com análise de despesas e dicas para evitar desperdícios. A publicação, que também aborda investimentos, formação de poupança, noções básicas sobre matemática financeira e cultura previdenciária é uma edição adaptada da uma publicação escrita e organizada pela ABEF.
O lançamento ainda vai ao encontro de resoluções da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, que sugerem que entidades como a Fundação Banrisul não somente administrem planos de previdência, mas também estimulem e proporcionem a educação financeira e previdenciária de seus participantes.
A Fundação Banrisul foi criada em 29 de janeiro de 1963 e conta atualmente com mais 17 mil participantes ativos, assistidos e pensionistas. Administra quatro planos de previdência: o Plano de Benefícios I (PBI), primeiro a ser instituído, ainda em 1964, Plano de Benefícios Saldado, FBPREV e FBPREV II.